Explicando figuras de linguagem com política

Um jeito bem-humorado de entender diversas figuras de linguagem com exemplos que envolvem o cenário político do Brasil.

Figuras de linguagem com encenação de exemplos

Explicação de várias figuras de linguagem e encenação de situações nas quais elas são utilizadas. Material produzido para a Educopédia, plataforma on-line colaborativa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ)

Nós Na Fita – Tautologia/ Pleonasmo

Neste número do espetáculo de comédia Nós Na Fita, Leandro Hassum e Marcius Melhem fazem piada com os pleonasmos que todos nós ouvimos (e falamos) no dia a dia, sem sequer nos darmos conta.

Interpretando uma metáfora – Questão do Enem

A professora de português Clara Catanho explica uma questão do Enem envolvendo a interpretação de um cartoon no qual é usada uma metáfora. Material do canal QG TV.

Os Melhores do Mundo – Assalto (pleonasmo)

O mais conhecido número do espétaculo Notícias Populares, da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo: um assaltante em negociação com a polícia ameaça matar um refém a cada erro de português cometido pelos policiais — entre eles os pleonasmos viciosos, que valem dois tiros cada. O desfecho é inusitado.

As diferenças entre metáfora e metonímia

O professor Ozanir Robert explica, de maneira clara e cheia de exemplos, as diferenças entre as figuras de linguagem metáfora e metonímia. Material produzido para o canal da Universidade Veiga de Almeida.

Entenda o que é eufemismo

O humorista Paulinho Serra passa por uma situação em que é usado um eufemismo, e o professor Diogo Arrais explica essa figura de linguagem e dá outros exemplos dela.