Antítese

Antítese
Antítese 5.00/5 (100.00%) 1 voto

Etimologia:

A palavra antítese vem do latim antithesis, que tem a mesma grafia que o termo grego que lhe deu origem. Formada pelo prefixo anti, que significa “contra”, “em oposição”, e pelo verbo tithenai, que quer dizer “colocar”, “instalar”, a palavra tem o significado de oposição, resistência.

Descrição:

A figura de linguagem antítese consiste na aproximação de palavras que expressam idéias opostas. Tal aproximação produz um contraste que enfatiza os sentidos das duas palavras, ressaltando-os de uma forma que não seria possível se os termos fossem empregados isoladamente.

A antítese foi bastante utilizada como recurso estilístico pelos autores do período Barroco, que encontravam nessa figura de linguagem a maneira ideal de expressar os conflitos fundamentais desse estilo: a oposição entre Deus e o diabo, Céu e Inferno, carne e espírito, amor e ódio, vida e morte. Por relacionar palavras opostas, a antítese é frequentemente confundida com o paradoxo, mas há diferenças. A antítese corresponde à aproximação de idéias diferentes em uma mesma sentença, mas cada palavra volta seu sentido para um referente. Já no paradoxo, a oposição de ideias se dá em relação a um mesmo referente. Consideremos as seguintes frases: “Eu corro enquanto o mundo pára” e “Estou correndo parado”. A primeira corresponde a uma antíteses e a segunda a um paradoxo.

Exemplos:

    Não existiria som se não houvesse o silêncio
    Não haveria luz se não fosse a escuridão
    A vida é mesmo assim
    Dia e noite, não e sim
    (Certas coisas – Lulu Santos/ Nelson Motta)

  • A antítese é claramente percebida nas oposições “som” e “silêncio”, “luz” e “escuridão”, “dia” e “noite”, “não” e “sim”;

  • Nasce o sol, e não dura mais que um dia
    Depois da luz se segue a noite escura
    Em tristes sonhos morre a formosura,
    Em contínuas tristezas a alegria.
    (À instabilidade das cousas do mundo – Gregório de Matos)

  • Nesse exemplo, o poeta barroco utiliza pares de termos com sentidos opostos: “dia” e “noite”, “luz” e “escura”, “tristezas” e “alegria”.

Comentários